Embalagem

Embalagem

A embalagem é responsável tanto por armazenar o produto em si, como também é utilizada para o transporte. Desde a acomodação dos produtos até a troca de informações com o cliente, a participação das embalagens é muito importante e abrangente.

Quais são os tipos de embalagem?

01

Primária

São as embalagens que tem contato direto com o produto e o protege diretamente. Isso ocorre, por exemplo, com o plástico que envolve o shampoo.
02

Secundária

Também chamada de “caixa inner”, armazenam uma ou mais embalagens primarias e pode, ou não, ser utilizada para o transporte. Por exemplo, a embalagem secundaria seria a caixa do remédio que contém as cartelas.
03

Terciária

Comumente chamada de “caixa master”, agrupam embalagens secundarias e tem a responsabilidade de acondicionar os produtos para o transporte. Por isso, é também chamada de embalagem de transporte. Por exemplo, lotes de caixa de remédio ou de alimentos dentro de uma caixa de papelão.
04

Quaternária

Acondicionam grande quantidade de unidades e com isso a movimentação e o transporte são facilitados.

Por que a embalagem é importante?

Armazenamento de mercadorias: é através da embalagem que os produtos são armazenados com maior segurança e rapidez. Além disso, diminuem a probabilidade de ocorrer algum dano ao produto durante o empilhamento. Servem também como referência na organização de mercadorias.

Transporte: a embalagem ajuda na medição do espaço do veículo, para ser transportada. Também ajuda a proteger o produto contra atritos provocados pela movimentação do veículo durante a entrega

Quais são os materiais utilizados nas embalagens?

A embalagem pode ser feita de materiais que auxiliam na conservação, proteção ou transporte do produto. Com isso, as principais embalagens são feitas de papelão, plástico, madeira, isopor ou ligas metálicas.

Papelão: normalmente utilizados em todos os níveis, principalmente como embalagem terciaria. Muito utilizado para transportar produtos secos que não necessitam de condições especiais, como o controle de temperatura.

Isopor: esse tipo de material é utilizado principalmente para o transporte de eletrodomésticos, eletrônicos, alimentos e produtos refrigerados.

Madeira: usada para cargas que devem ser utilizadas, mas não podem ser abertas como o palete. Também é usado no transporte de produtos de hortifruti. É um material de alta resistência, capaz de absorver e suportar choques durante a movimentação e transporte de mercadorias.

Ligas metálicas: latas de aço e ligas de alumínio são exemplos de embalagens para transportar ferramentas, pecas de metal e entre outros.

    Contato

    Soluções sob medida para você

    Seja ágil e assertivo nas tomadas de decisão, antecipando desvios, minimizando riscos de perda e reduzindo impacto nos custos operacionais da empresa. Vamos conversar?